O portão velho agora está de cara nova, o desenho feito com grafite trouxe vida ao espaço. Ao lado, na porta do prédio abandonado, mais um rosto. Na orla do rio Tocantins as ilustrações estão em vários pontos. O grafite vem ganhando cada vez mais espaço pelas ruas de Marabá, sudeste do Pará.
O termo grafite faz referência à pintura em parede. O movimento que possibilita ver a rua como um espaço de arte a céu aberto vem ganhando apreciadores na cidade. As paredes dos casarões foram transformadas em quadros. Neste ponto, o muro inteiro virou uma grande tela de pintura. Os desenhos são da romaria do Círio de Nazaré.
Na rodovia Transamazônica a pomba da paz foi estampada em um dos viadutos. O tom sóbrio das pilastras da estrada de ferro Carajás também deram lugar ao colorido dessa arte de rua.
As pinturas ocupam locais que antes passavam despercebidos por que eram apenas estruturas de cimento. Agora se transformaram em grandes painéis de arte.
Um dos artistas responsáveis por essa transformação foi o grafiteiro Bino. O maranhense, que vive desde os seis anos de idade no Pará, sempre foi um apaixonado por arte. Ele pinta profissionalmente há 16 anos, mas apenas há quatro se dedica ao grafite. Com gravuras que transmitirem mensagens de caráter humanitário e social.
Fonte; G1/PA